Trabalhos Técnicos - Instruções para Elaboração de Trabalhos Completos
 



 

1-























Informações Gerais
 
1.1 - Serão aceitas as inscrições de trabalhos técnicos na forma oral e poster.

1.2 - Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando a ABES a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, CD-ROM, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.

1.3 - Os trabalhos técnicos deverão ser inéditos, nacional e internacionalmente, e representar uma contribuição real ao desenvolvimento da Engenharia Sanitária e Ambiental.

1.4 - Não serão aceitos relatórios, traduções e nem trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

1.5 - Uma inscrição permite ao autor inscrever o máximo de 03 trabalhos.

1.6 - A ABES não patrocinará qualquer despesa do autor, empresa ou entidade, seja qual for sua natureza.

1.7 - Os anais do evento serão fornecidos aos congressistas unicamente em CD's ou Pen Drive que permitirão a instalação - em discos rígidos de computadores da linha PC - de um programa em ambiente Windows para consulta e impressão. O CD ou pen drive conterá a íntegra de todos os trabalhos que serão apresentados oralmente e também sob a forma de posters que tenham sido enviados dentro do prazo e de acordo com as normas que serão divulgadas neste site posteriormente.

1.8 - É permitida a apresentação de trabalhos por não autores (desde que devidamente autorizado pelos mesmos).


 

2- Inscrição

2.1 - A inscrição de trabalhos técnicos orais ou posters será feita mediante o envio do resumo expandido, via portal do evento, disponível no endereço http://www.abes-dn.org.br, até às 23:30h do dia 30 de novembro de 2011.

2.2 - O envio do arquivo do trabalho, deverá ser feito unicamente pelo portal do evento. A ABES não aceitará inscrições de trabalhos por fax, e-mail ou correio.

2.3 - A Ficha de Inscrição de Trabalho Técnico também disponível no portal do evento, será preenchida on line. Nela devem estar transcritos o título completo definitivo do trabalho e seus autores (limitados ao máximo de 5).

Todos os campos da ficha devem ser criteriosamente preenchidos: os nomes completos dos autores, seus CPF’s e e-mails são de fundamental importância. Para cada trabalho submetido, deverá haver uma Ficha de Inscrição correspondente. Na Ficha de Inscrição deverá também ser assinalado o tema dentro do qual o trabalho se insere, de acordo com temário constante neste portal.

2.4 – Autores não brasileiros deverão preencher somente os campos “nome completo” e “endereço de email”.

2.5 - Não serão aceitas inclusões e/ou exclusões de autores, assim como alterações no título do trabalho após a apresentação do resumo expandido.




3 -
Apresentação dos Resumos Expandidos
 
3.1 - Só serão aceitos os resumos expandidos que forem enviados no formato “.doc”. Todos os demais formatos de arquivos, inclusive os compactados, serão bloqueados.

3.2 - O resumo expandido deverá ocupar no mínimo três e no máximo cinco laudas, de até 35 linhas cada uma. A formatação é livre.

3.3 - Poderão ser incluídos figuras, gráficos e ilustrações, desde que o tamanho do arquivo não ultrapasse 2 MB.

3.4 - O resumo expandido deverá conter:

• Título do trabalho (o mesmo assinalado na ficha de inscrição)

• Objetivo do Trabalho

• Metodologia Utilizada

• Resultados Obtidos ou esperados

• Conclusões/Recomendações

• Referencias Bibliográficas (até quatro)

A Comissão de Avaliação analisará os trabalhos segundo esses critérios.

IMPORTANTE: Nenhuma referência aos nomes dos autores, suas entidades ou endereços poderá ser feita em nenhuma página do resumo expandido.




4 -
Avaliação , Seleção e Prazos
 
A4.1 - A seleção dos trabalhos orais e posters, feita pelos seus resumos expandidos, será realizada pela Comissão de Avaliação designada pelos membros da Comissão Organizadora.

4.2 - A cada trabalho serão atribuídas três notas proferidas por diferentes avaliadores, que resultarão numa média final. A seleção final dos trabalhos que serão apresentados da forma oral ou poster será classificatória em função das médias obtidas.

4.3 - O número de trabalhos selecionados para apresentação oral no evento condiciona-se a limitações de horário e sessões previstas na programação do mesmo, e é de responsabilidade do Comitê Científico.

4.4 - Por esta razão, trabalhos submetidos por seus autores como orais poderão ser aceitos para apresentação na forma poster. O status do trabalho – oral ou poster - é definitivo, não podendo ser revertido.

4.5 - A listagem dos trabalhos selecionados será disponibilizada no portal do XV Simpósio, a partir de 13/02/2012. Esta será a única forma de comunicação sobre a seleção dos trabalhos. O Comitê Científico não faz contato direto com nenhum autor comunicando resultado de avaliação. Desta forma, os autores deverão acessar o portal do evento para conhecer o status do trabalho.

4.6 - Os autores dos trabalhos selecionados tanto da forma oral quanto poster deverão enviar ao portal do evento, até às 23:50h do dia 24 de fevereiro de 2012, a versão completa de seus trabalhos, elaborada de acordo com as instruções que estarão disponíveis junto com a listagem dos aprovados.

4.7 - Por ocasião do envio da versão completa dos trabalhos orais e posters deverá também ser paga a inscrição no evento de pelo menos um dos autores do trabalho, na categoria “Autor de Trabalho”.

Somente serão incluídos na programação do evento e no CD–ROM com os anais , os trabalhos completos orais e posters que forem enviados ao endereço indicado até 24 de fevereiro de 2012 e que vierem acompanhados de pagamento da inscrição no evento de um dos autores.




 




5 -
Avaliação , Seleção e Prazos



5.1 - Os autores que necessitarem de comunicação escrita a respeito da seleção do trabalho encontrarão esta opção também on line no portal do evento.

5.2 - O trabalho não selecionado não será devolvido ao autor e não constará da programação do evento.

5.3 - As instruções aqui contidas referem-se aos trabalhos orais e posters, independentemente da forma de apresentação escolhida pelo autor.

5.4 - Toda correspondência relativa a trabalhos técnicos , bem como solicitação de esclarecimentos, deverá ser encaminhada à Comissão Técnica do evento.



TEMÁRIO DOS TRABALHOS TÉCNICOS

I - Água: abastecimento, tratamento e distribuição;

II - Efluentes Sanitários e Industriais: caracterização, coleta, tratamento, disposição, reuso, lodos e biossólidos;

III - Resíduos Sólidos: reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros;

IV - Recursos Hídricos: planejamento, gestão, aproveitamento, controle da poluição, políticas e estudos avaliativos;

V - Gestão Institucional e Empresarial do Setor: regulação, regulamentação, eficiência empresarial, organização e qualidade; VI - Meio Ambiente: gestão e controle ambiental, avaliações de impacto ambiental, normas e padrões ambientais, gestão costeira, análises de risco, Produção Mais Limpa, Mudanças Climáticas e Créditos de Carbono;

VII - Saúde Pública: doenças, controle de vetores, epidemiologia, vigilância sanitária e salubridade ambiental;

VIII - Educação e Recursos Humanos: formação, gestão e capacitação de pessoas e educação ambiental;

IX - Irrigação, Drenagem Urbana, Controle da Erosão, Águas Subterrâneas e Águas Fluviais: hidrologia urbana, tratamento e gestão;

X - Controle da Poluição do Ar: odores, ruídos, radiações e material particulado;

XI - Energia, Eficiência Energética e Controle de Perdas: gestão, controle e redução de consumo;

XII - Outros.

Sede Nacional da ABES, Av. Beira Mar, 216 - 13 º andar
20021-060 Rio de Janeiro - RJ Tel : +55 (21) 2277-3915 ; Fax : (21) 2262-6838 ;
e-mail: katia.bella@abes-dn.org.br